Como fazer trufas de chocolate

como fazer trufas de chocolate

Fazer trufa de chocolate é simples. A etapa de “mão na massa” é bem rápida e o que demora um pouquinho é esperar a ganache endurecer na geladeira ou congelador. No final, você vai ter uma trufa deliciosa, com a casquinha dura e o interior denso e macio. Ô trem bom!

Além de seguir o passo a passo que detalhei a seguir, as dicas que deixo sobre como fazer trufas perfeitamente são: 

  1. Coloque um pouquinho de café beeeeem fraco na receita. Isso ajuda a reduzir o doce do chocolate e equilibrar o sabor da trufa. Ninguém (juro, ninguém) vai perceber que tem café, mas todo mundo vai adorar a trufa!
  2. Muitas trufas não levam a cobertura de chocolate, são feitas só com a ganache coberta de cacau em pó. No entanto, para criar a casquinha dura por fora, é essencial banhar a trufa no chocolate derretido. Tá tudo explicadinho abaixo.
  3. Tem quem goste de chocolate ao leite, tem quem ame os amargos. Faça com o chocolate que você mais gostar, dá certo com os dois, apesar do amargo ser o mais tradicional para trufas.
  4. Como essa receita não leva açúcar, gosto de usar chocolate amargo com percentual de cacau entre 50% e 65%. Já fiz com 70% cacau e achei que faltou um pouco de doce. Mas, claro, isso é muito pessoal.
  5. Agora o segredo mais valioso: bater a ganache por 1 minuto com um mixer. Dá pra usar processador ou batedor de arame também, mas com o mixer o resultado é matador, além de ser muito prático porque é só colocar o mixer na panelinha de ganache e bater. Depois do mixer, você vai perceber que a ganache – que é o interior da trufa – fica brilhante, lisa e macia.
Como fazer trufas de chocolate

Rendimento: 25 a 30 trufas pequenas
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de espera na geladeira: mínimo 3h
Tempo de moldar: 20 minutos

:: Ingredientes ::
125ml ou 1/2 xícara de creme de leite, sem soro
225g ou quase 1 1/2 xícara de chocolate amargo, picadinho ou em chips (trufa)*
100g ou 2/3 xícara de chocolate amargo, picadinho ou em chips (cobertura)
45g ou 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
20g ou 1 1/2 colher de sopa de café bem fraco (opcional)
75g ou 3/4 xícara de cacau em pó**

*Uso o chocolate em gotas da Callebaut 54,5% cacau que compro na Bondinho.

**Prefiro o cacau em pó 100% da Harald Melken, que é encontrado em mercados especializados em confeitaria (como o Bondinho). Caso não encontre, use chocolate do Padre.

:: Como fazer trufas de chocolate ::
Em uma panelinha, leve creme de leite e café ao fogo médio-alto até ferver. Tire do fogo e adicione os 225g de chocolate. Deixe por 1 minuto e misture com uma colher de pau ou silicone. Adicione a manteiga e misture até ficar homogêneo.

Bata a mistura com um mixer, processador ou batedor de arame, por apenas 1 minuto. Coloque a ganache em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 3h a 24h. Caso você tenha pressa, deixe no congelador por cerca de 1h, ou, caso deixe apenas por 3h na geladeira e ache que ela ainda está mole para enrolar, deixe no congelador por 30 minutos.

Com uma colher de melão, mini colher de sorvete ou uma colher de chá, retire as bolinhas de ganache e coloque todas em um prato. Como nesse estágio as bolinhas não estarão perfeitas, com as mãos, molde uma a uma no formato de uma bolinha e coloque-as sobre o prato novamente. Leve o prato para o congelador e deixe por 30 minutos.

Coloque o cacau em pó em uma tigela.

Derreta os 100g de chocolate em banho maria. Espete a trufa com um palito e banhe uma a uma no chocolate derretido, retirando o excesso com o dedo. Deixe as trufas em um prato coberto com papel manteiga. Enquanto você banha as próximas, o chocolate das primeiras já vai endurecer (é bem rápido). Caso esteja muito quente no dia que você fizer essa receita, entre banhar no chocolate e passar no cacau em pó (próxima etapa), deixe as trufas por 10 minutos no congelador.

Depois que todas as trufas estiverem cobertas com chocolate, passe-as no cacau em pó. No final, se quiser, coloque as trufas em uma peneira para tirar o excesso de chocolate em pó.

Você pode guardar as trufas na geladeira e tirá-las de lá 30 minutos antes de servir.

como fazer trufas de chocolate

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante

  1. Thiago Henrique disse:

    Vou fazer essa receita!

  2. Mariana Lapa disse:

    Olá!!
    Eu enrolei as minhas direto no cacau em pó pois não quis fazer a casquinha de chocolate…mas depois de 5 minutos o cacau em pó umedeceu e não ficou sequinho por fora…tem algum segredo??
    Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]