Como fazer panqueca americana perfeita, leve e fofinha


Como fazer panqueca americana perfeita, leve e fofinha

Panqueca americana é uma das minhas 10 comidinhas favoritas. Sou louca por café da manhã e adoro fazer brunch caprichado de vez em quando. E, algumas vezes, faço panqueca americana, que é o meu tipo preferido de panqueca. Elas ficam gordinhas, fofinhas e mais leves que a panqueca de receita brasileira.

Além de deliciosa, essa receita é super simples e rápida. Daquelas que não precisam nem de batedeira, é só bater tudo na mão mesmo e tá pronto! Sério, é uma perdição de tão boa, sucesso total com todos que provam.

Em Paris, meu brunch favorito era no Holybelly. Sabe aqueles lugares de pirar? Lá é assim e adivinha qual sua especialidade? Panqueca americana! A chef de lá se formou na Ferrandi, escola de culinária onde estudei, e foi ela que me contou sobre a receita de panqueca americana que vou passar hoje pra vocês.

Antes de escrever a receita, deixo aqui 5 dicas de como fazer panqueca americana perfeita:

1. Não precisa de batedeira. Bata tudo com um batedor de arame (fouet) e depois que acrescentar a farinha, abandone o batedor de arame e misture com um garfo.

2. Para a panqueca ficar gostosa e fofinha, não misture em excesso depois que colocar os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal). Misture rapidamente com um garfo, deixando algumas pequenas “bolotas” de farinha. Resumindo, depois de colocar a farinha, não precisa deixar a massa homogênea.

3. Depois que você acrescenta os ingredientes secos, por conter fermento, a massa ganha volume e nesse processo as pequenas “bolotas” de farinha vão praticamente sumir.

4. É essencial misturar os ingredientes secos antes de acrescentá-los à mistura de ovos e leite. Já que depois de colocar os ingredientes secos, você não mistura a massa completamente, pré-mexer esses ingredientes evita que alguns deles fiquem concentrados em um lugar, por exemplo, com excesso de fermento em um canto, açúcar no outro etc.

5. A panqueca americana é pequena, normalmente feita na frigideira de 14cm de diâmetro. Ela não vai deixar de ser americana se você fizer em uma frigideira maior, mas fica mais fofa e fácil de virar em frigideira pequena.

Panqueca americana

Rendimento: cerca de 10 panquecas pequenas (14 cm de diâmetro)
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de espera para a mistura de manteiga esfriar: 30 minutos
Tempo total para grelhar as panquecas na frigideira: 15 minutos

:: Ingredientes ::
2 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de leite
70g ou 5 colheres de sopa de manteiga
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar refinado
3/4 colher de chá de sal
4 colheres de chá de fermento em pó (pó royal)

Como todas as minhas receitas, as medidas foram calculadas usando xícaras e colheres medidoras.

:: Como fazer panqueca americana::

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture com um batedor de arame até ficar homogêneo. Reserve.

Despeje o leite e a manteiga em uma panelinha em fogo baixo. Quando a manteiga derreter, desligue o fogo e transfira para um pequeno bowl (tirar da panela agiliza que a mistura esfrie). Só adicione essa mistura nos ovos quando ela estiver morna. Se estiver quente, vai cozinhar os ovos.

Coloque os ovos em um bowl grande e, com um batedor de arame (fouet), bata-os até ficarem homogêneos. Misture o leite e manteiga, adicione essa mistura aos ovos e bata até homogeneizar. Acrescente a mistura de farinha e misture rapidamente com um garfo, deixando algumas pequenas bolas de farinha.

Unte uma frigideira anti-aderente com óleo e, em fogo médio, coloque 3 colheres de sopa de massa. Quando dourar o fundo, vire e deixe por mais cerca de 30 segundos ou até dourar o outro lado. A cada nova panqueca, unte a frigideira e reduza o fogo para o mínimo à medida que a frigideira ficar muito quente.

Para as fotos, em vez de 3 colheres de sopa de massa, usei uma concha de sopa pois queria que elas ficassem bem gorduchas.

Sirva as panquecas com o que você preferir, mas alguns ingredientes que combinam muito são: manteiga, geléia, mel ou xarope de bordo (maple syrup), frutas, açúcar de confeiteiro (glaçúcar), ovo frito (parece estranho, mas fica uma delícia) e bacon. Sempre que coloco frutas, finalizo com algumas folhinhas de hortelã, fica perfeito!

como fazer panqueca

As lindas cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

Food styling e fotografia: Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia

  • http://hu3chat.blogspot.com.br/2016/02/chat.html ❝ ❞ Izayoi Sensei ❝ ❞

    Sou louco para experimentar, só de ver em filmes dá água na boca.

  • Maria Helena

    Oi, Letícia! É ótima essa sua receita! Me libertei das misturas de caixinha, e fico feliz porque sei o que estou preparando pros meus filhos comerem! Obrigada! Beijos!

  • Julie Israel

    Olá Letícia! Fiz as panquecas mas não deram muito certo. Segui a receita à risca mas alguma coisa deu errada. O sabor do fermento ficou bastante pronunciado, as panquecas ficaram aeradas, mas achatadas…O que pode ter dado errado? A mousse de chocolate deu certinho e meu marido e sogra elogiaram bastante! Aproveito para parabenizá-la pelo site. Amo doces, mas não muito enjoativos. Adoro a confeitaria japonesa que usa o açúcar com parcimônia. Obrigada pela bondade e generosidade em compartilhar suas receitas e dicas preciosas!