Como fazer grão de bico


Como fazer grão de bico

Tem muita gente que não come essa leguminosa porque não sabe cozinhá-la, mas hoje trago para vocês as várias maneiras de como fazer grão de bico.

Ta aí um grão que é muitas vezes esquecido, mas é rico em proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de outros nutrientes. E por ter muita proteína, é recomendado para vegetarianos. O grão de bico é super presente na culinária mediterrânea e eles são mestres em fazer receitas deliciosas com esse alimento.

Como fazer grão de bico

O tempo de cozimento vai depender da receita e todos os tempos mostrados abaixo consideram o uso de panela de pressão. Por exemplo, para comer o grão inteiro, como em uma salada de grão de bico, cozinhe o tempo mínimo descrito abaixo; para fazer homus, que é a pasta de grão de bico, cozinhe pelo tempo máximo a seguir.

Tempo de molho: 12h
Tempo de cozimento para grão mais firme (ex: para salada): 10 minutos
Tempo de cozimento para grão mais macio (ex: para homus): 20 minutos

Se não deixar o grão de bico de molho previamente, o tempo de cozimento aumenta. Veja a seguir:

Tempo de molho: 0h
Tempo de cozimento para grão mais firme: 28 minutos
Tempo de cozimento para grão mais macio: 38 minutos

Lembrando que todos os tempos de cozimento são contados a partir de quando a panela pega pressão, ou seja, quando ela começa a chiar. E também consideram que você vai deixar a pressão escapar naturalmente depois de desligar o fogo, ou seja, não precisa levantar o “apito de pressão” para forçar que ela saia rapidamente.

Agora como fazer grão de bico na prática:

Lave o grão de bico e coloque-o de molho em uma tigela com o triplo de água por 12 horas. Escorra a água, coloque o grão em uma panela de pressão com o triplo de água – não precisa adicionar sal, deixe para temperá-lo depois de cozido. Cozinhe o grão pelo tempo descrito acima contando assim que a pressão começar. Espere a panela esfriar, retire a pressão, abra a panela, escorra a água e deixe o grão de bico em uma tigela com água e gelo por 5 minutos. O banho de gelo é importante para interromper o cozimento e esfriar o grão para que você possa retirar sua casca. Retire a casca esfregando o grão de bico com os dedos – é super simples! Escorra bem e está pronto para ser usado!

Há quem sirva o grão de bico com a casca, mas particularmente, prefiro sem. É uma etapa demorada, mas acho que faz diferença.

Quando faço grão de bico para salada, guardo ele bem sequinho em uma tupperware na geladeira para acrescentar na salada na hora de montar.

Ah! Se você não quiser ter o trabalho de cozinhar o grão de bico e retirar sua casca, existe grão de bico cozido, em conserva, à venda em supermercados!

Fotos: Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia