Como fazer feijão fradinho


Como fazer feijão fradinho

Como fazer feijão fradinho? Mais simples, impossível. Caso você nunca tenha cozinhado esse tipo de feijão, vai adorar saber que ele é um dos tipos mais rápidos e práticos de cozinhar.

Poderia fazer uma lista de receitas com feijão fradinho, mas deixo aqui alguns dos ingredientes com que esse grão versátil combina: bacalhau, arroz, linguiça, carne seca, peixes, frutos do mar, frango, carne vermelha etc. Além disso, fica uma delícia em saladas, vinagretes, risotos, massas, bolinhos, pastinhas, purês, entre outras receitas. 

O feijão fradinho, assim como outros tipos de feijão, são:

  • Ricos em fibras que ajudam a emagrecer e a reduzir o nível de colesterol “ruim”, o LDL.
  • Fontes de proteína, carboidratos complexos, ácido fólico e ferro.
  • Ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas.
  • Contém anti-oxidantes que ajudam a prevenir e combater o câncer.
  • São alimentos super indicado aos diabéticos.

Bom, mas agora a pergunta que não quer calar.

Como fazer feijão fradinho?

Se você nunca cozinhou feijão fradinho, vai se apaixonar porque ele é diferente de outros tipos de feijão, super rápido de cozinhar: 10 minutos na pressão e não há necessidade de deixar de molho antes.

Lave e escorra o feijão fradinho (não precisa demolhar previamente). Coloque 1 xícara de feijão na panela de pressão com 6 xícaras de água. Cozinhe por 10 minutos depois que começar a pressão, ou seja, quando a panela começar a chiar. Desligue o fogo, deixe a pressão da panela sair naturalmente para depois abrí-la. Depois de cozido, escorra e lave sob água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente.

Esse tempo de cozimento deixa o feijão bem firme, ideal para que o grão fique inteirinho, como em saladas. Caso você queira usar o grão para fazer receitas mais cremosas, como purê ou pastinha, cozinhe por até 15 minutos.

Já postei aqui no blog uma receita de salada de feijão fradinho que é uma delícia!

Ah! Se você gostou deste post, talvez também queira saber como fazer grão de bico, outra leguminosa super simples de cozinhar, gostosa, nutritiva e que vai bem em várias receitas.

Foto: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia