Como escolher uma garrafa de vinho para um jantar ou uma festa

como-escolher-vinho-para-jantar

Como escolher vinho para jantar ou festa e definir quantas garrafas pedir. Esse pode ser um momento embaraçoso para muitos. Vou tentar simplificá-lo para você com essas idéias da Wine Folly:

1) Se for uma recepção pequena em que a comida será uma só para todos

Se for um jantar em que o prato for um só para todos (ex: só frutos do mar), então fica fácil, é só você olhar o quadro abaixo e escolher o tipo de vinho e de uvas que harmonizam melhor.


Original Source: 5 Tips to Perfect Food and Wine Pairings

Clique na imagem para vê-la maior. Dentro das garrafas de vinho, este quadro detalha os nomes das uvas que harmonizam melhor com cada comida.

2) Para uma recepção maior, avalie o “estado de espírito” da situação

Às vezes, numa grande comemoração, num restaurante ou num jantar maior, vão ter várias opções de prato (ex: uns vão comer carne, outros peixe). E se você é o anfitrião, precisa escolher o vinho que todos irão beber e muitas vezes você deve escolher um ou apenas dois tipos. Nesse caso, é melhor você ir além da harmonização com a comida e pensar: Onde vocês estão? Quem são as pessoas ali? Como vocês querem se sentir?


Original Source: How to Order Wine Like a Sommelier

 

Bold & Fruit Forward, ou seja, Marcante e Frutado, o canto superior direito do quadro: é o tipo de vinho que a maioria das pessoas gosta por isso é uma ótima escolha para agradar em uma grande recepção. Aqui estão as uvas cabernet sauvignon, touriga nacional, shiraz ou syrah, nero d’Avola, monastrell, zinfandel, merlot e malbec.

Bold & Earthy, ou seja, Marcante e Terroso, o canto inferior direito do quadro: é forte, para quem gosta e entende de vinho, é o tipo “café espresso forte” do vinho. Aqui estão as uvas cabernet franc, mourvedre, bordeaux, nebbiolo, montepulciano, sangiovese, tempranillo e chianti.

Aromatic & Earthy, ou seja, Aromático e Terroso, o canto inferior esquerdo do quadro: é o vinho dos intelectuais e ótimo para quem vai tomá-lo devagar. Tem o sabor sutil e o aroma complexo. Onde estão as uvas côte du Rhône, burgundy, beaujolais, blaufrankish, zweigelt, carmenere, barbera e counoise.

Light & Fruity, ou seja, Leve e Frutado, o canto superior esquerdo do quadro: se ainda estiver de dia, esta é a escolha perfeita pois esse tipo de vinho é fácil de beber, é leve. Onde estão as uvas lambrusco, primitivo e garnacha.

Sublinhei as uvas que acho que são mais comuns nos vinhos vendidos no Brasil.

3) Como escolher o vinho no cardápio de um restaurante

Normalmente a carta de vinhos está organizada por cor (tinto, branco, rosé etc) e depois por região ou tipo de uva. Uma vez que você já sabe quais uvas vão agradar a maioria de acordo com passo 2 mostrado acima, procure por elas na carta de vinhos.

Preço: normalmente, o valor da garrafa de vinho deve ser o dobro do preço do prato principal, ou seja, se a média de preço dos pratos é de R$ 50, peça um vinho de R$ 100. Mas se você não quer gastar tanto, não tem problema, o sommelier coloca vinhos mais baratos na lista por esse motivo e você não precisa ficar com vergonha. E normalmente o vinho mais barato da lista é melhor que o segundo mais barato, sabia disso?

Depois de feitos esses passos, você pode ainda ter ficado em dúvida entre 2 ou 3 vinhos. Nesse caso, pergunte ao sommelier algo do tipo “queria um vinho marcante e aromático, qual desses dois é melhor?”, em vez de perguntar “qual desses vinhos você prefere?”.

4) Como definir a quantidade de vinho para uma recepção

Duas pessoas tomam uma garrafa, o que dão 2 taças e meia por pessoa. Mas se o jantar ou a festa for muito longa, espere gastar uma quantidade um pouco maior.

Tim tim! Saúde!

Fonte: How to order wine like a sommelier

Foto: Cozinha vibrante

  1. Que bom que gostou, Jussara! Hum… vou esperar o seu post para ver se é o mesmo que eu uso (acho que o seu deve ser melhor pq já percebi pelo seu blog que você e o André são super tecnológicos!). Bjs

  2. Marco Antonio Lucente disse:

    Muito legal!!! Este post vai ser muito útil!!!

  3. […] harmonização), editado desde Paris com ótimas dicas, e ao fuçar no blog dela vi que ela fez um post resumo em português de ótima matéria publicada sobre o tema pelo Wine Folly. Vale a pena ler […]

  4. […] Vinho do mês em maio Vinho do mês em abril Como escolher um vinho para um jantar ou uma festa […]

  5. […] Você também pode gostar deste post: Como escolher vinho para um jantar ou uma festa. […]

  6. […] saber mais sobre harmonização de vinho e comida? Esses dois posts podem te ajudar: Como escolher um vinho para um jantar ou festa ou Prato + qual uva para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *