Comer carboidrato à noite engorda?

carboidrato-a-noite

Se comer carboidrato à noite engorda é uma dúvida muito comum e sempre questionada em consultório então resolvi colocar aqui meu parecer como nutricionista diante desta questão. 

Para começar vou dizer sobre a importância do carboidrato para o organismo. Ele é o nutriente energético, ou seja, nossa gasolina para que tudo funcione direitinho na máquina humana. Sem carboidrato falta energia para pensar, para o metabolismo acontecer, para o coração bater e aí o corpo tem que usar de estratégias não saudáveis para manter a vida e com o tempo surgem os problemas. Então deixo bem claro aqui que sou contra alimentação ou dieta sem carboidrato!

Comer carboidrato à noite engorda?

Agora quando falamos de carboidrato à noite, no jantar, então aqui podemos ter algumas divergências. Tem nutricionista que é totalmente contra cortar o carboidrato depois das 18h. Eu digo que não sou dessas. Mas também vai depender de cada paciente e em que fase da dieta ele se encontra, além de seus objetivos e tipo de rotina.

Para cortar carboidrato à noite é melhor fazer um acompanhamento com nutricionista pois isso não é recomendado para qualquer indivíduo e tudo irá depender de fatores diversos.

comer-carboidrato-a-noite-engorda

O que é normal e recomendado para uma refeição à noite?

O que eu peço para que meus pacientes evitem depois das 18h são os carboidratos de elevado índice glicêmico ou de rápida digestão e absorção. Que seriam os refinados provenientes de farinhas brancas como pães brancos, massas, biscoitos e arroz branco e todos os tipos de doces.

O que deve ser escolhido para noite são os carboidratos integrais que estão presentes nos alimentos integrais: arroz integral, aveia, pão integral, massa integral, quinoa e todos os tipos de grãos (feijão, ervilha, lentilha, grãos de bico), esses eu adoro indicar.

E a dica mais importante sobre carboidratos:

O que engorda uma pessoa não é um ou outro alimento, mas sim as escolhas como um todo e o hábito que ela costuma ter nos seus dias. O carboidrato é importante e nunca deve ser proibido por completo. Comer carboidrato depois das 18h horas irá engordar se este for refinado como já citado acima e se estiver em quantidades maiores do que sua necessidade e se ainda não vir acompanhado dos outros grupos de alimentos como vegetais e proteínas e se ainda todo o restante do seu dia estiver ruim.

Regra geral para consumo de carboidrato a noite:

Prefira os carboidratos integrais como os citados acima e não abuse da quantidade. Acompanhe sempre com salada e legumes e com uma porção de proteína. Assim você mantém a qualidade da refeição e a nutrição do seu organismo.

Agora se você está buscando emagrecer e está tendo dificuldade nisso, antes de sair cortando tudo consulte seu nutricionista para que ele possa lhe indicar as melhores escolhas e se tira ou não o carboidrato do seu jantar. Tudo vai depender do tipo de conduta e das suas características. Isso deve ser personalizado!

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Fotos: Cozinha vibrante

  1. denise girotto disse:

    Muito útil as explicações sobre carboidratos, mas as fotos dos pães…. consegui até sentir o gôsto!!

    • Oi tia,
      Obrigada pelo comentário.
      Ai essas fotos também me matam! Tirei elas na antiga Secco que agora se chama Paris Seven e fica ao lado do Bellota-Bellota, na Rue Jean Nicot. É uma travessa da queridinha Rue Saint Dominique, no 7ème. Aliás, você conhece o Bellota Bellota e essa boulangerie? São o paraíso na terra! O Bellota Bellota é um espanhol que vende presunto grand cru e um azeite per-fei-to e a Paris Seven é uma perdição de boulangerie. Eu a-mei a mini brioche com orange confit e uva passa. Qualquer dia vou postar sobre eles aqui.
      Beijos,

  2. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    Adorei as dicas…
    Beijos para Lê e Débora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *