Cinnamon roll, rosca americana de canela com cobertura de cream cheese


Cinnamon roll, rosca americana de canela com cobertura de cream cheese

Cinnamon roll é tipo o paraíso. Aliás, como diz a minha irmã, é a 8ª maravilha do mundo. Trata-se de uma típica rosca americana de canela com farta cobertura à base de cream cheese. É um doce simples e delicioso, perfeito para um lanche da tarde bem caprichado e sem preocupação com calorias.

A combinação do recheio com bastante canela e o azedinho doce do cream cheese fica uma coisa de louco. Depois que você fizer essa receita de cinnamon roll, vai se sentir o próprio padeiro de tanto orgulho! O pão fica lindo, perfeito, molhadinho e cheiroso!

receita cinnamon roll perfeitoreceita cinnamon roll perfeito

Apaixonei-me por esse pãozinho quando estudava o colegial em Michigan, nos Estados Unidos. Tinha uma loja chamada Cinnabon, dessas de rede que tem no país inteiro, em Ann Arbor, a “cidade grande” ao lado de onde eu morava. Toda vez que eu ía pra lá, passava na Cinnabon para levar uma rosca pra casa. Até hoje me lembro do cheiro de canela que impregnava no carro e me fazia querer devorá-la no caminho mesmo.

Além das fotos da minha receita, algumas fotos deste post são de uma recente ida minha à Cinnabon, quando tive a sorte de conversar com o padeiro enquanto ele fazia as rosquinhas. Foi quando descobri alguns segredos da receita que passo hoje aqui para vocês. 

Receita de cinnamon roll

Rendimento: 8 a 10 rolinhos
Tempo de preparo total: 1h
Tempo de descanso da massa + tempo de forno: de 2h a 24h + cerca de 40 minutos no forno

Ingredientes da massa:
430g ou 3 xícaras + 5 colheres de sopa de farinha de trigo (+ extra para polvilhar)
1 ovo + 1 gema, em temperatura ambiente
112g ou 1/2 xícara ou 8 colheres de sopa de manteiga cortada em cubos, entre temperatura ambiente e fria (+ manteiga para untar a forma)
75g ou 6 colheres de sopa de açúcar refinado (+1/2 colher de chá para ativar o fermento)
1/4 xícara de água morna
125ml ou 1/2 xícara de leite morno
7g de fermento biológico seco
3/4 colher de café de sal
algumas gotas de essência de baunilha

Na tigela da batedeira, coloque o fermento, 1/2 colher de chá de açúcar refinado e a água morna. Misture com a ponta do dedo e deixe agir por 10 minutos.

Adicione açúcar, leite, baunilha e por último, os ovos, e bata por 1 minuto em velocidade baixa utilizando o batedor de pão da batedeira (caso não tenha, use o batedor de claras ou misture com uma colher de pau). Adicione farinha e sal e bata em velocidade média por 2 minutos ou até incorporar. Acrescente a manteiga e bata em velocidade média por 2 minutos ou até que a massa esteja homogênea, sem pedacinhos de manteiga, e, descolando da tigela.

Cubra uma assadeira com papel manteiga e despeje a massa. Espalhe-a para que fique em formato retangular (isso vai ajudar a abrí-la posteriormente). Cubra com um pano de prato em contato com a massa e deixe descansar por 1:30h, tempo suficiente para a massa crescer. Em seguida, leve à geladeira por 30 minutos a 24h.

Recheio:
80g de manteiga em consistência de pomada (coloque no microondas de 10 em 10 segundos)
5 colheres de sopa de açúcar mascavo
muita canela, a gosto (de 1 a 2 colheres de sopa)

1 gema misturada com 1 colher de chá de água para dourar

Como montar o cinnamon roll:

Dependendo do tempo que a massa ficar na geladeira, você terá que deixá-la descansando fora da geladeira por alguns minutos antes de começar a abrí-la, pois ela estará ainda muito rígida. Se deixar a massa por 24h na geladeira, deixe-a descansado fora por cerca de 30 minutos antes de trabalhá-la. É bom começar a trabalhar a massa enquanto ela ainda estiver fria, assim é mais fácil de abrí-la. Em dias muito quentes, por exemplo, fica mais difícil abrir a massa do cinnamon roll.

Abra a massa em superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo, mantendo o formato retangular, até atingir espessura de aproximadamente 4mm. Polvilhar um pouco de farinha sobre a massa e no rolo ajuda que eles não grudem e faz com que a massa abra mais facilmente.

Com a ajuda de um pincel ou com o fundo de uma colher de sopa, passe a manteiga sobre a massa. Em seguida, polvilhe açúcar mascavo e bastante canela.

A partir do maior lado do retângulo, feche a massa como se fosse um rocambole bem firme. Descarte as pontas irregulares e corte pedaços com altura de 3 dedos. Pincele gema no topo e nos lados dos rolinhos.

Coloque-os em uma assadeira untada com manteiga, deixando pelo menos 1cm de distância entre eles. Quanto mais distante um do outro, mais rápido eles assarão. Além disso, você poderá serví-los individualmente. Se quiser que eles fiquem parecidos com um bolo, como na primeira foto, é só deixá-los com apenas 1cm de distância um do outro.

Leve ao forno pré-aquecido a 190° por cerca de 30 minutos ou até que eles estejam dourados por fora e com o recheio borbulhando. Se preciso, aumente a temperatura para 210° no final.

receita cinnamon roll perfeitoreceita cinnamon roll perfeito

receita cinnamon roll perfeitoreceita cinnamon roll perfeito

Cobertura:
1 embalagem de cream cheese com 150g em temperatura ambiente
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 embalagem de iogurte natural*
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro**
algumas gotas de limão
algumas gotas de essência de baunilha

* A receita clássica do recheio de cinnamon roll não leva iogurte. Inclui um pouco dele na receita em substituição à manteiga. Já fiz as duas receitas de recheios e, sinceramente, acho que o “custo x benefício” calórico desse é melhor. Na original, toda a quantidade de iogurte vira manteiga e, na minha opinião, não precisa de tanto.

** Com açúcar de confeiteiro fica perfeito, mas com refinado dá certo.

Enquanto o cinnamon roll cozinha, faça a cobertura misturando os ingredientes acima. Espalhe-a sobre e em volta dos rolinhos 15 minutos depois de tirá-los do forno. Sirva e deleite-se com esse irresistível pão de canela lotado de cream cheese!

receita cinnamon roll perfeitoreceita cinnamon roll perfeito

Para conseguir ser recheada antes assar, a massa dessa rosca não pode ser muito molhadinha. Isso não quer dizer que o cinnamon roll fique seco, mas significa que ele começa a ficar seco dois dias depois de assado. O que costumo fazer quando quero que ele dure um pouco mais é guardá-lo tampado na geladeira. Daí é só esquentá-lo por 20 segundos no microondas antes de serví-lo e pronto, você já tem um pãozinho quentinho, com o recheio e a cobertura derretidos no seu prato!

receita-de-cinnamon-roll-perfeito

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • Beatriz

    Lê, pelo amor de Deus faz isso pra mim!!! Oitava maravilha do mundo!!! Aguardo! Beijos

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      :-) Faz aí também. É super fácil e não dá muito trabalho.

  • Jac Lima

    Nossa, estava louca atrás dessa receita… Sonho com esses rolls, comi direta quando estava no Canadá. Muito obrigada!!!

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Jac, que bom saber disso, fico feliz! Obrigada, Letícia

  • Adriana

    Ola tenho duvida na sua quantidade de manteiga, voce fala 1/2 xic de manteiga é igual a 8 colheres de sopa de manteiga, acho que tem algo errado ai, pq 8 colheres de manteiga nao é a mesma coisa de 1/2 xicara? Obrigada por tirar minha duvida

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Adriana, tudo bem?
      Que bom que você postou a sua dúvida, assim vou melhorar a forma como escrevo as próximas receitas. Vivendo e aprendendo :-) Obrigada.
      São 8 colheres de sopa de manteiga OU então 1/2 xícara de manteiga. É assim, se você usar a colher medidora e enchê-la até a borda de manteiga em temperatura ambiente, ela terá 14g; 8 vezes essa quantidade são 112g, que é o que a receita precisa. E 112g é exatamente a quantidade de meia xícara de manteiga em temperatura ambiente.
      Essa receita é uma delícia!
      Obrigada,
      Leticia