SOBRE MIM

SOBRE MIM    |    CHEF OU COZINHEIRA?    |    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL    |    INSPIRAÇÕES    |    VÍDEOS


chef-de-cozinha-ou-cozinheiro-qual-diferenca
chef-cozinheiro-diferenca

Chef de cozinha ou cozinheira?

Muita gente me pergunta: “você é chef ou cozinheira?” e “se eu fizer o mesmo curso de gastronomia que você fez na Ferrandi, saio de lá como chef?”.

Prefiro explicar comparando a profissão de cozinheiro com a do administrador de empresas. Quem estuda culinária, se forma cozinheiro. Quem estuda administração, se forma administrador. Ninguém estuda culinária e se forma chef de cozinha, assim como ninguém estuda administração e se forma CEO. Chef de cozinha, assim como CEO, são títulos que você obtém depois de anos de muito esforço, experiência, dedicação, talento e promoções ao longo da carreira.

O chef de cozinha é alguém que comanda uma brigada inteira dentro da cozinha, composta de chef, sub-chef, chef de partie, commis, aprendiz e estagiário. O chef, além de comandar todo o pessoal, cria o conceito da cozinha, transmite seu estilo aos pratos, cria receitas. Por isso, o cozinheiro só vira chef depois de anos e anos de muito trabalho. Chef de cozinha, para mim, significa experiência.

Por isso, quando você se forma, normalmente, vai fazer um estágio na cozinha de um restaurante. Logo após o estágio, você estará apto a ser contratado como commis. E assim por diante até chegar a chef de cozinha.

No Brasil, o termo chef de cozinha foi banalizado. Qualquer um que se forma em culinária, é chamado de chef de cozinha. Na França isso seria inaceitável. Acho muito prepotente me auto-intitular chef de cozinha. Se nem a Roberta Sudbrack com anos de experiência se chama de chef, por que eu vou me chamar? Mas, já que o termo chef de cozinha está tão popularizado, também não vou remar contra a maré. Quer me chamar de chef de cozinha, me chame, quer me chamar de cozinheira, me chame também.

Ah, um esclarecimento importante: todas as receitas aqui do blog foram criadas por mim, com exceção de duas, uma que adaptei de um livro e outra que compartilhei de um outro site, mas em ambas eu cito as fontes.

É incrível como a gente aprende a cada vez que vai para a cozinha. Pode ser uma técnica, um macete ou um truque bobo, mas, com o tempo, a experiência e o conhecimento se acumulam. Por isso mesmo, tem muita gente que nunca estudou culinária, mas é melhor cozinheiro ou chef de cozinha que muitos cozinheiros ou chefs que se formaram na profissão.


Gostou desta página? Conte para os seus amigos! Compartilhe: