Chef Alex Atala e Joaquim Barbosa eleitos umas das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time


A Time 100, lista das 100 pessoas mais influentes do mundo publicada anualmente pela revista americana Time, existe desde 1999. Ela é uma publicação aguardada, comentada e muito popular não só nos Estados Unidos, como no mundo todo. A lista contém pessoas que, segundo os jurados, estão ajudando a mudar o mundo e seus eleitos estão classificados em cinco categorias: líderes e revolucionários, empreendedores, artistas e profissionais de entretenimento, cientistas e pensadores, ícones e heróis.

No ano passado, a presidente Dilma Rousseff e a Presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, figuraram na lista. Pois na lista que foi publicada hoje cedo com os 100 mais influentes de 2012, elas não estão, mas o Brasil foi muito bem representado por Joaquim Barbosa, presidente do STF e o chef brasileiro Alex Atala.

Como o blog é de gastronomia, não tirando o mérito do Joaquim Barbosa, a quem louvamos tanto a sua atuação, a atenção deste post está voltada para Alex Atala.

Ele é chef e dono do restaurante D.O.M. em São Paulo. Além disso, ele também é proprietário do “mais em conta” Dalva e Dito, na mesma cidade. O D.O.M. é considerado o 4o. melhor restaurante do mundo e o melhor da América Latina pela renomada revista inglesa Restaurant.

Alex Atala divide seus conhecimentos sobre gastronomia em três livros publicados: “Alex Atala – por uma gastronomia brasileira”, “Com unhas, dentes e cuca- Prática culinária e papo cabeça ao alcance de todos” com o sociólogo Carlos Alberto Dória e “Escoffianas brasileiras” com a jornalista Carolina Chagas.

Em junho de 2012, com o apoio de outros profissionais, Alex Atala criou o Instituto ATÁ, um projeto para cuidar melhor da relação do homem com a comida e com os produtores de alimentos e valorizar os ingredientes brasileiros.

Ferran Adrià, de quem já falei no posto sobre o seu restaurante El Bulli, esteve na lista da Time de 2003. René Redzepi, chef do Noma, restaurante dinamarquês que assumiu o posto de melhor restaurante do mundo após o fechamento temporário do El Bulli, escreveu a resenha sobre Alex Atala na lista da revista Time e citou que ele é um profissional muito dedicado, uma pessoa generosa que está sobrevivendo à tarefa de melhorar a cultura culinária da América Latina. Sua filosofia de usar ingredientes brasileiros na alta gastronomia vem encantando o continente.

Parabéns, Alex Atala!

Quer ver um vídeo com a receita de fettuccine de palmito do Alex Atala? Clique no link abaixo:

Alex Atala receita fettuccine de palmito

Foto: Phaidon

  1. Também fiquei tão feliz por ver os dois lá! No post só falei do Atala, por causa do objetivo do blog, mas fiquei tão feliz por ele como pelo Joaquim Barbosa. Como sou leiga em judiciário brasileiro, o conheci no julgamento do mensalão e mesmo acompanhando tudo por aqui, sempre via vídeos com as falas dele no julgamento e babava! E aí até li sobre a história dele e babei mais ainda. Bravo – como diriam os franceses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *