Ceviche de linguado com caju em 30 minutos


Ceviche de linguado com caju em 30 minutos

Ceviche em 30 minutos? Sério, é fácil assim?! Não só é fácil e rápida, como é feita com ingredientes fáceis de achar. Light e saborosa, é uma ótima opção para quem está de dieta!

Perfeita também para receber os amigos porque é prática e todo mundo adora. Se você quiser preparar o ceviche com algumas horas de antecedência, é só deixar tudo picadinho em uma tigela redonda, tampar e colocar na geladeira. As únicas coisas que você vai deixar para colocar na hora de servir são o limão, o sal e a pimenta do reino.

Vamos lá?

receita de ceviche

Ceviche de linguado com caju

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

1/4 de cebola roxa picada fina
um pouco do coentro picado
1 pimenta dedo-de-moça picadinha, sem sementes
1 caju picadinho
4 filés de peixe branco* (aproximadamente 350g)
4 pedras de gelo
suco de 1 a 2 limões
sal e pimenta do reino a gosto

* Você pode usar vários tipos de peixe branco. Pergunte ao seu peixeiro de confiança qual é o peixe mais fresco do dia. Já fiz ceviche com linguado e com tilápia e as duas ficaram deliciosas!

Mantenha o peixe na geladeira enquanto estiver trabalhando com os outros ingredientes do ceviche. Você verá a seguir que o peixe é o último a ser picado.

Comece picando os ingredientes da lista acima, da cebola até o caju. À medida que for picando, vá colocando em uma tigela redonda. Tente aproveitar ao máximo o suco que solta do caju enquanto ele é picado. Esse suco combinado com o limão deixa o ceviche mais doce e menos ácido, uma delícia!

Corte o peixe em cubinhos, e à medida que corta, coloque-o na tigela com os outros ingredientes. Depois que você acrescentar a primeira “leva” de peixe na tigela, adicione também as pedras de gelo. Elas servem para manter o peixe gelado e, depois de derretidas, vão ajudar a suavizar o sabor do limão.

Acrescente o suco de limão aos poucos e vá provando. Tempere com sal e pimenta do reino e prove novamente.

Ah! Se você gosta de receitas com peixe cru, veja também o tartar de salmão simples e o tartare de salmão mais sofisticado (e trabalhoso, rs), parecido com o que eu fazia no L’Atelier de Joël Robuchon, restaurante que trabalhei em Paris.

As cerâmicas dessas fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia