Brusqueta simples e rápida de atum com creme de wasabi


Brusqueta simples e rápida de atum com creme de wasabi

Brusqueta é uma receita curinga para servir de petisco, não acham? A receita dessa com atum fresco e creme de wasabi é super simples e rápida, além de muito gostosa e diferente. 

Ao contrário do que muita gente pode pensar, é fácil encontrar pasta de wasabi nas cidades grandes. Aqui em SP eu encontro no Pão de Açúcar, para vocês terem uma idéia. A alga, outro ingrediente dessa brusqueta, já é encontrada em mercearias ou supermercados japoneses. Mas, sério, tem em qualquer armazém japonês.

Já estava com vontade de fazer essa brusqueta há um tempão, desde que experimentei uma entrada parecida com ela no Miya, só que lá ela levava maionese de wasabi e era preparada sobre uma tortinha de milho. Um jeito prático de substituir a tortinha de milho seria com Doritos natural, mas no dia dessas fotos eu acabei usando uma baguete que tinha em casa.

Brusqueta de atum com creme de wasabi

Rendimento: 20 brusquetas
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 5 a 10 minutos (opcional)

:: Ingredientes ::
1 baguete ou pão italiano
1 embalagem de cream cheese (150g)
2 a 4 colheres de chá de pasta de wasabi*
400g de atum fresco
2 colheres de sopa de alga seca a gosto*
1 caneca de caldo de dashi (ou substitua por água – veja explicação abaixo)*
manteiga a gosto
azeite a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

*Vendidas em supermercados ou mercearias japonesas. A pasta de wasabi é encontrada em uma embalagem de tubo, como se fosse pasta de dente. Já a alga é vendida desidratada, em saco. O dashi é um tempero em pó à base de alga, vendido em saquinho.

:: Como fazer ::
Corte o pão em fatias, passe manteiga em um dos lados e leve para dourar no forno pré-aquecido a 200° por cerca de 5 a 10 minutos ou até que esteja macio por dentro, mas com uma casquinha crocante.

Misture o cream cheese com o wasabi e prove para acertar o wasabi.

Corte o atum em fatias finas. Assim que terminar de cortar, caso não vá montar as brusquetas logo em seguida, deixe o atum, coberto, na geladeira.

Hidrate a alga no caldo quente de dashi (dilua 1/2 saquinho de dashi em 1 caneca de água quente) ou hidrate-a simplesmente direto na água quente, porém não fervente, por 5 minutos. Após hidratada, escorra a alga em uma peneira.

Prepare as bruschettas passando o creme de wasabi, colocando a fatia de atum, a alga hidratada e finalizando com sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Decore com folhinhas ou flores comestíveis, se quiser.

brusqueta de cream cheese

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia