Bolos em SP e Paris + passeio a pé perto do Jardim de Luxemburgo

jardim-de-luxemburgo

Hoje o post tem dois assuntos: a sugestão de uma doceria de bolos americanos em Paris e um roteiro a pé para fazer na região do Jardim de Luxemburgo, onde também fica essa confeitaria.

Brigadeiro, torta de limão e bolo são os doces que mais amo. Bolo de chocolate, cenoura, limão, laranja, maçã, frutas secas e uns cem outros sabores, e a maioria, de preferência, com bastante recheio e cobertura. Como até raspar o prato!

bolo de cenoura em paris
melhores bolos de paris

Minha gente, sou mineira do interior e na casa dos meus pais às cinco da tarde o bolo e o café estão na mesa! Raspo a massa da batedeira (óbvio) e logo depois já estou eu enlouquecida com o cheiro do bolo no forno.

melhores bolos na região da sorbonne
melhores bolos na região do jardim de luxemburgo

Antes que eu comece a falar para onde vou quando estou com vontade de comer um bolo dos bons em Paris, preciso só fazer uma homenagem ao meu bolo preferido em São Paulo: o de chocolate crocante da La Vie (antiga La Vie en Douce). É muito sabor e textura para um bolo só, minha Nossa Senhora. Quando servi ele num aniversário, no outro dia as pessoas me danaram a ligar para saber de onde era. Gui não liga para bolo e não gosta de “doces muito doces”, provou para me fazer companhia e desde então, começou a encomendar o danado do bolo!

bolo perto da sorbonne

Mas em Paris quando quero alimentar minha alma, vou na Sugarplum Cake Shop, uma confeitaria especializada em bolos e que pertence a três americanas que estudaram pâtisserie na França.

sugarplum cake shop paris
melhores confeitarias de paris

O clima é descontraído, jovem e aos sábados e domingos, fica lotado. Sempre tem uma placa na porta com alguma frase divertida.

melhores docerias de paris

Normalmente são dois ou três bolos por dia e os sabores se revezam. De todos os bolos que provei lá, o meu preferido foi o de chocolate recheado e coberto com creme à base de cream cheese. A massa tem a textura firme, com o chocolate bem concentrado, bem sem doce, molhadinha, mas não muito. Ela combina muito bem com o azedinho-doce do cream cheese, que tem texturas diferentes no recheio e na glace.

bolo de chocolate de paris

Provei também esse de cenoura recheado e coberto com creme à base de cream cheese. É delicioso, mas o meu preferido é o do Nanashi, um restaurantezinho orgânico que fica no Marais e sobre o qual vou falar em breve aqui no blog.

restaurantes em paris

Outro que adorei foi esse de chocolate bem concentrado, com a mesma massa do meu preferido, mas com recheio à base de frutas vermelhas.

bolo de chocolate em paris

Gui é um cara fiel a poucas sobremesas e sempre vai de brownie com limonada. Aliás, esse suco é uma coisa de louco. Sei que dizendo assim, você vai pensar que estou exagerando. O de lá dá a sensação de que você está tomando picolé de limão derretido.

brownie sugarplum cake shop

confeitarias em parisrestaurante em paris

Eles também fazem bolo, inclusive de casamento, sob encomenda:

onde comer bolo em parismelhores bolos de paris

Sugarplum Cake Shop, bolos em Paris, arredores da Sorbonne, 5o. arrondissement

68 Rue du Cardinal Lemoine
Metrô: Cardinal Lemoine (linha 10)
Horário de funcionamento: terça-domingo 12h-19h
Tel: +33 (0)1 46 34 07 43
Site aqui


Um passeio legal para se fazer a pé perto do Jardim de Luxemburgo, onde fica a Sugarplum, é:

Almoçar no Le Comptoir du Relais, um dos melhores restaurantes de Paris com bons preços.

le comptoir du relais paris
le comptoir du relais

Passear no Jardin du Luxembourg e não deixar de passar pela Fontaine Médicis lá.

fontaine medicis paris

Visitar o Panthéon, domo neoclássico do século XVIII encomendado por Luís XV. Não deixe de visitar a sua cripta onde “residem” Voltaire, Rousseau, entre outros.
Entrar na Eglise Saint-Étienne-du-Mont, onde no canto sudeste está a tumba de Santa Genoveva, padroeira de Paris, e o relicário ali perto contém o pouco que sobrou de seus restos mortais – ossos de um dedo.

igreja da sainta genoveva aos fundos

Ficar atento ao lado do número 5 da Rue Clovis e reparar o L’enceinte de Philippe Auguste, um pedaço que sobrou do mais antigo muro de Paris, da época do Rei Philippe II.

muro de philippe auguste

Dar uma olhadinha no prédio número 65 da Rue du Cardinal Lemoine, onde a Santa Genoveva morou.
Em seguida, reparar em dois prédios lindos um pouco antes de chegar no Sugarplum, na Rue du Cardinal Limoine. Um tem um jardim bucólico na entrada e o outro é esse daqui:

predios lindos de paris

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Isabela Discacciati disse:

    Bontinha, esse trem de misturar brownie com limonada é bom mesmo?? Mas nem nas minhas fantasias mais viagens eu ia ter essa ideia… é normal fazer essa mistura? Me conta de que interior de Minas voce é?? Tao bom.. me veio um flash da broa no fogao com café quentim.. Nham nham

    • Oi Isabela,
      Olha, brownie com limonada é uma combinação doce demais. O que às vezes eu faço é dar uns goles na do Gui e tomar o meu cafezinho sem açúcar com o bolo.
      Sou de Cataguases, uma cidadezinha que fica a uma hora e meia de Juiz de Fora. E você, de onde é?
      Bjs

      • Isabela Discacciati disse:

        Ahhhh…e cê acha que eu num sei onde é a Cataguases??!!! Já chupei muita manga Ubá lá pros seus lados…. cidade com construções modernistas belíssimas. Eu sou de Barbacena, menina! Um bjão

        • Rs, como eu amo a manga ubá de lá. Minha mãe até congelou no último verão para fazer suco para mim quando fui lá em março. 🙂
          Não conheço Barbacena, mas como conheço o Roselanche da época que morava em BH.
          Bjs

  2. Haha, também raspo tudo, massa salgada, massa doce, recheio. A Maria que trabalha na casa da minha mãe, sempre que termina alguma receita, até vem me perguntar se eu quero raspar. Tipo, já sabe, né.
    Bolos me enlouquecem, inclusive os mais simples. E desses, aqui, o que eu mais gosto é o de laranja que vende num café dentro da loja Merci (é o máximo essa loja) pertinho do Marais. Ele é super molhadinho e com muito gosto de laranja. Na Ferrandi vou ter algumas aulas de pâtisserie também e quero muito descobrir o segredo desses bolos simples.
    Bjs

  3. Maria Clara Bedinelli disse:

    Gente!! Quero ir para aí agora fazer esse passeio TODO!!! Estou amando!
    Beijosssss

  4. […] Sugarplum Cake Shop: uma doceria americana. Sou louca pelos bolos, mas o brownie e os cookies também são bons. Ah! Prove a limonade fait maison. Leia mais sobre ela aqui no All We Need is Food. […]

  5. BEATRIZ MACHADO BITTENCOURT GUZELLA disse:

    NOSSA SENHORA!!! QUE VONTADE DE PULAR POR ESSE MONITOR!!!
    DEMAIS! BEIJOS

  6. […] de choux à la crème, L’Étoile d’or loja de chocolates e balas de antigamente, Sugar Plum Cake Shop para onde eu fujo quando quero comer meus bolos preferidos, As melhores éclairs de Paris, Aux Merveilleux de Fred e seus merengues de suspirar, Várias […]

  7. […] Breizh Café Le camion qui fume Quatrehomme La Derniére Goutte Café Coutume La Caféothèque Sugar Plum Cake Shop La Manufacture de Chocolat Alain Ducasse L’Étoile […]

  8. […] Latin e Saint-Germain-des-Prés (5o. e 6o. arrondissements): Odette: aberto Sugarplum Cake Shop: fechado de 2 a 25 de agosto Loja de azeites e presunto cru Bellota-Bellota: esta unidade estará […]

  9. […] Bolo de chocolate recheado e coberto com creme de cream cheese do Sugarplum, na região da Sorbonne. Pra enfiar o pé na jaca sem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *