Bolo de maçã com canela delicioso, com opção sem lactose


Bolo de maçã com canela delicioso, com opção sem lactose

Por não ser alérgica às proteínas do leite ou a glúten e por nunca ter convivido de perto com pessoas que sejam, confesso que nunca dei a devida atenção ao assunto. No entanto, depois de ter passado o final de semana com a minha prima e seu filho de 6 anos que é alérgico às proteínas do leite, passei a me conscientizar melhor sobre a realidade dessas pessoas, incluindo a dificuldade delas em obter receitas sem proteínas do leite, lactose ou sem glúten e também da necessidade desta informação estar devidamente destacada nos rótulos dos produtos. Em função disso, a partir de agora no blog vou destacar no título as receitas sem leite e sem glúten para ajudar essas famílias.

Numa conversa com o Francisco, o garotinho de 6 anos, meu coração ficou partido com a resposta dele quando lhe perguntei se ele se lembrava da sua festinha de aniversário de 2 anos de idade. Ele me disse: “de quando eu era bebê, não me lembro de nada, só que eu já era alérgico a leite”.

Já fiz essa receita de bolo de maçã em várias versões e adorei todas. O bolo fica mais fofo e aerado se você usar somente açúcar refinado e por sua vez, fica um pouco mais denso mas igualmente gostoso usando rapadura ou açúcar mascavo. Quanto à substituição do leite de vaca pelo de amêndoas ou pelo óleo vegetal, não vi diferença relevante na textura e no sabor do bolo entre essas três versões.

Receita de bolo de maçã com canela

Rendimento: 1 forma com furo no meio de 23 cm de diâmetro ou aproximadamente 18 cupcakes
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 40 minutos

1/2 xícara de óleo vegetal (comum, de coco ou metade de cada)
1/2 xícara de leite de vaca ou de amêndoas ou óleo vegetal
2 ovos grandes ou 3 médios em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de açúcar refinado ou uma opção mais saudável: 1 xícara de açúcar refinado + 1/2 xícara de rapadura triturada ou açúcar mascavo
casca de 2 maçãs grandes ou 3 pequenas

Bater no liquidificador. Despejar em uma vasilha e acrescentar:

2 xícaras de farinha de trigo peneirada ou uma opção mais saudável: 1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada + 1/2 xícara de farinha de nozes, amêndoa ou amendoim (você mesma pode fazê-la no processador ou triturando algumas dessas oleaginosas na ponta da faca até obter uma farofa)
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela
2 maçãs grandes ou 3 maçãs pequenas picadinhas
1 1/4 colher de sopa de fermento (pó royal)

Com uma espátula de silicone ou uma colher grande, misturar e despejar na forma de bolo ou nas forminhas de cupcake untadas com manteiga ou becel azul (sem leite) e farinha de rosca. Polvilhar levemente por cima um pouquinho de açúcar e canela.

Levar ao forno pré-aquecido a 180°-200° por aproximadamente 40 minutos ou até que um palito ou faquinha espetada no centro do bolo saia limpo de massa. Se estiver usando forminhas de cupcake, o bolo cozinhará mais rápido, em cerca de 20 minutos faça o teste do palito.

Desenforme cerca de 15 minutos após retirar do forno ou quando o bolo tiver esfriado.

Normalmente não faço cobertura para esse bolo, pois além de ele já ser delicioso sem, gosto dele simples assim para acompanhar o café da tarde. Caso queira, sugiro essa cobertura deliciosa de cream cheese ou iogurte (com proteínas do leite, porém sem lactose). Misture bem com uma colher:

2 colheres de sopa de manteiga ou becel azul (sem leite) em consistência de pomada (10 a 20 segundos no microondas)
8 colheres de sopa de cream cheese ou iogurte integral ou iogurte integral Danúbio sem lactose (que no entanto contém proteínas do leite) em temperatura ambiente
1 a 2 colheres de sopa de açúcar refinado (coloque uma, prove e veja se quer acrescentar a segunda colher)

Coloque a cobertura depois que o bolo tiver esfriado.

Se fizer esse bolo de maçã cheiroso e gostoso, vou adorar que você me conte por aqui, pelo Instagram ou Facebook!

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia