Bolo de gengibre com cobertura de cream cheese

bolo de gengibre com cobertura de cream cheese

Bolo de gengibre com cobertura azedinha doce de cream cheese, um dos meus bolos preferidos, maravilhoso! Quando ofereço ele a alguém, a pessoa sempre prova com cara desconfiada e depois solta “meu Deus, que bolo delicioso, quero mais um pedaço!”.

Esse bolo leva gengibre ralado, canela em pó e pimenta do reino. Fica muito diferente! E como se não bastasse ele ser tão gostoso, é também simples e fácil de fazer, daqueles que não precisa de batedeira.

O bolinho em miniatura foi só uma brincadeira que fizemos para a foto, porém a receita rende um bolo médio, de tamanho padrão.

Bolo de gengibre

Rendimento: 1 bolo médio, forma redonda sem furo no meio
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 1h

:: Ingredientes da massa ::
115g de gengibre descascado e ralado fino
250ml ou 1 xícara de melado*
200g ou 1 xícara de açúcar refinado
250ml ou 1 xícara de óleo vegetal (qualquer tipo)
350g ou 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de pimenta do reino
uma pitada de cravo em pó
250ml ou 1 xícara de água
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos em temperatura ambiente

* Caso não encontre melado, use mel ou derreta 2 colheres de sopa de rapadura em água fervente. Espere amornar para usar na receita.

:: Ingredientes da cobertura ::
300g de cream cheese em temperatura ambiente
75g ou 1/3 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g ou 1 xícara + 2 colheres de sopa de glaçúcar ou açúcar de confeiteiro

:: Como fazer ::
Se usar forma de fundo removível, unte o fundo e as laterais com manteiga. Caso use forma comum, unte e cubra o fundo com papel manteiga, untando por cima do papel também.

Esse bolo não exige batedeira. Em uma tigela redonda grande, misture melado, açúcar e óleo com um batedor de arame. Em uma tigela média, misture farinha, canela, pimenta e cravo também com um batedor de arame.

Leve a água para ferver e então acrescente o bicarbonato. Despeje essa mistura à tigela com o melado, adicione o gengibre picado e mexa.

Adicione a mistura com farinha à tigela grande com os ingredientes molhados e bata com o batedor de arame até incorporar. Adicione os ovos e bata até ficar homogêneo.

Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 1h ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo.

Deixe o bolo esfriar, passe uma faca nas laterais da forma e inverta o bolo sobre um prato, retirando o papel manteiga. Agora coloque-o em um prato de bolo para que fique com a parte bonita para cima.

Faça a cobertura de cream cheese misturando todos os ingredientes com um batedor de arame ou garfo. O segredo para que a mistura fique lisa é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Se quiser deixar a cobertura mais leve, substitua uma parte da manteiga e do cream cheese por iogurte. Coloque a cobertura no bolo de gengibre quando ele tiver esfriado.

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são parceiras em um Estúdio de fotografia, food styling e produção de objetos, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados etc. Se quiser nos contratar para a sua marca, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]