Bolo de banana dos deuses com uma parte crocante e outra molhadinha


Bolo de banana dos deuses com uma parte crocante e outra molhadinha

Sabe aquele bolo de banana simples, fácil e rápido de fazer, com uma parte crocante, outra molhadinha e que todo mundo ama? Se você quer uma receita para não errar e também não ter muito trabalho, esse bolo de banana é para você.

Já fiz esse bolo em várias versões, inclusive substituindo parte do açúcar refinado por mascavo e parte da farinha de trigo por farinha de banana, mas a minha preferida é a clássica que leva apenas açúcar refinado e farinha de trigo. A primeira foto deste post mostra a versão com açúcar mascavo e farinha de banana, já a foto abaixo é do bolo na sua versão clássica, a mais gostosa na minha opinião.

Olha, esse bolo-torta de banana é coisa séria… ???? Banana cake from my kitchen.

A photo posted by Antigo AllWeNeedisFood (@cozinha_vibrante) on

Receita de bolo de banana

Rendimento: uma assadeira retangular de 30 a 35 cm de comprimento
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 30 a 45 minutos

Base crocante:

200g de manteiga fria
1 xícara e meia de açúcar refinado *
3 xícaras de farinha de trigo *
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó (pó royal)

*Em vez do escrito aqui, também já testei uma versão mais saudável usando 1/2 xícara de açúcar mascavo + 1 xícara de açúcar refinado e 1 xícara de farinha de banana + 2 xícaras de farinha de trigo, mas com essa combinação de ingredientes a base não fica crocante.

Corte a manteiga em cubinhos. Junte todos os ingredientes em um recipiente grande e misture com as mãos. O mais fácil é ir misturando enquanto esfrega uma palma da mão na outra até obter uma farofa. Sem precisar untar o tabuleiro, despeje 2/3 da massa e pressione-a bem com as pontas dos dedos até ficar firme e cobrir toda a assadeira. Reserve o terço restante da massa para colocar sobre as bananas.

Recheio:

6 a 8 bananas nanicas maduras
canela (bastante) e noz moscada ralada

Corte as bananas no sentido do comprimento e coloque as fatias sobre a base crocante. Cubra-as com bastante canela e um pouco de noz moscada ralada. Não tenha medo da quantidade de canela pois mesmo que ela cubra completamente as bananas, seu gosto não realçará tanto.

Sobre essa camada, despeje e pressione bem com as pontas dos dedos o 1/3 restante da base crocante.

Cobertura:

1 xícara de leite
3 ovos inteiros
1 pitada de sal
1 colher de café de essência de baunilha

Bata bem todos os ingredientes no liqüidificador e despeje sobre a torta.

Leve ao forno pré-aquecido a 220º por 30 a 45 minutos ou até que uma faquinha ou palito saia limpo do centro do bolo e que a cobertura esteja dourada, como na foto da receita clássica acima (a foto do Instagram).

Faça e me conte se esse bolo de banana não é dos deuses?!

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • Julia

    Nossa fiz esse bolo mas ficou muito estranho a massa ficou muito oleosa e a mistura de ovo não penetrou no resto do bolo o que ficou parecendo um omelete doce bem esquisito…acredito que vc deve colocar foto do passo a passo pois não é possível ter ficado tão ruim esse bolo…acho que vc cometeu um erro em dizer que a camada crocante vai por cima das bananas e depois a mistura líquida….não faz sentido…como pode ficar crocante colocando líquido por cima???por favor reveja sua receita