Receita de bolinhos de queijo com parma


A receita desse bolo de queijo foge da mesmice. É um bolinho com a casquinha crocante e o interior macio, que até lembra um pouco o pão de queijo, porém, tem um gostinho especial dado pela combinação de queijo, presunto de Parma e pimenta.

A receita é muito simples, não precisa de batedeira e faz pouca bagunça. Uma ótima opção para servir como aperitivo, petisco ou no lanche da tarde.

Receita de bolo de queijo

Rendimento: 25 a 30 bolinhos pequenos (tamanho de pão de queijo)
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso da massa: mínimo 2 horas
Tempo de cozimento: 12 minutos

Ingredientes:
100g ou 1/2 de xícara de manteiga sem sal
175g ou 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de café de fermento químico (pó Royal)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 ovos
50g ou 2/3 de xícara de queijo ralado*
100g de presunto cru (Parma ou outro de sua preferência)
1/2 a 1 colher de café de molho de pimenta, pimenta do reino ou calabresa (quantidade a gosto)

*Na minha receita, usei um queijo de ovelha chamado Osso Irraty, que tem o gosto forte e é um pouco mais macio que o parmesão. Use o queijo de sua preferência, mas que tenha consistência firme, não mais macio que o emental e nem mais duro que o parmesão. Tente usar um queijo que tenha o gosto forte, para que você possa sentí-lo depois dos bolinhos assados.

Corte a manteiga em cubos pequenos. Coloque-a no microondas e a cada 10 segundos, retire e amasse-a com um garfo. Depois de aproximadamente 20 segundos ou quando ela estiver macia, mas ainda não derretida, quase com a consistência de uma pomada, ela está pronta.

Peça para o vendedor cortar o presunto em fatias de 5 milímetros (é bem provável que apenas uma fatia seja suficiente para a receita). Deixe a fatia no congelador por pelo menos uns 10 minutos para facilitar a sua vida quando você for cortá-la. Corte-a em cubinhos de 5mm. Na cozinha profissional esse tipo de corte se chama brunoise.

Num recipiente de vidro ou inox, junte manteiga, azeite, ovos, presunto, queijo ralado bem fininho e pimenta. Com uma colher de pau ou silicone, mexa bem até que a masse fique bem homogênea e sem nenhum pedaço de manteiga aparente. Passe a farinha por uma peneira e acrescente-a à massa juntamente com o fermento. Misture bem até que a massa esteja homogênea. Ela fica bem cremosa, líquida, grudando nas mãos.

Cubra com filme plástico e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 2h e no máximo 24 horas. Quanto mais tempo ela descansar, mais gostoso ficará o bolinho.

Retire a massa da geladeira e enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180° (ele deve ser pré-aquecido pelo menos 15 minutos antes de assar). Faça as bolinhas e coloque-as sobre um tabuleiro untado com manteiga. Se as bolinhas estiverem pequenas, elas devem assar em aproximadamente 12 minutos. Quando colocar no forno, deixe os dois primeiros minutos a 180° e o restante a 170°. Para saber se está pronto, faça o teste do palito ou da ponta da faca: espete-a no centro do bolinho e se ela sair limpa e quente, está pronto.

Esse bolo de queijo fica muito mais lindo em forminhas pequenas (como as de madeleine ou financier) ou até mesmo de cupcake. Mas não se esqueça que se você fizer em forma maior, vai precisar de mais tempo para assar.

 

Dica: ovo não gosta de plástico, então nunca faça massa em recipiente plástico.

Boa fornada!

Fotos: Cozinha vibrante

  1. RedeTonin disse:

    Hummm delicia…vou tentar fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *