Bacalhau no forno com batatas ao murro


Bacalhau no forno com batatas ao murro

Bacalhau no forno é vida, rsrs. Como eu amo esse prato, e vocês? Até pouco tempo eu morria de preguiça de fazer bacalhau porque não tinha paciência para dessalgar e nunca acertava o ponto. Foi quando eu descobri um já dessalgado e congelado no mercado, uma praticidade só. Aqui no post eu conto a marca dele. 

Bacalhau no forno

Rendimento: 1 travessa média, cerca de 5 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Tempo de forno: cerca de 1:40h (batata + travessa pronta)

Ingredientes:
1kg de lombo de bacalhau dessalgado*
500g de batata inglesa pequena ou batata bolinha
5 ovos
1/2 brócoli
1/2 cebola roxa em rodelas
3 dentes de alho em rodelas
bastante azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

* Em SP, costumo comprar o lombo de bacalhau congelado e dessalgado da marca Ribeiralves, à venda em vários supermercados. Tem ótimo custo x benefício e já vem dessalgado, super prático.

Como fazer:
Embrulhe as batatas individualmente em papel alumínio e leve-as ao forno pré-aquecido a 220° por cerca de 1h a 1:20h ou até que estejam macias e cozidas (abra uma para testar; quanto maior a batata, mais tempo levará para cozinhar). Retirando do forno, proteja sua mão com um pano de prato e amasse cada uma com a palma da mão. Quando esfriar, retire o papel alumínio.

Em uma frigideira quente, derrame 2 colheres (sopa) de azeite e sele todos os lados dos lombos de bacalhau até dourar. Ele não vai ficar totalmente cozido por dentro, mas não se preocupe pois ele vai terminar de cozinhar no forno. Se for preciso, ao longo do processo, acrescente mais azeite. Não precisa temperar o bacalhau, pois ele normalmente já é salgado o suficiente.

Na mesma frigideira, usando a gordura que sobrou e acrescentando mais azeite, caso necessário, frite o alho em fogo médio até dourar. Retire o alho da panela e reserve.

Na mesma gordura do alho e acrescentando mais azeite, frite os dois lados das batatas até ficarem com as casquinhas bem douradas, quase marrons. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Coloque água para ferver em uma panela média. Quando ferver, acrescente os buquês de brócolis e sal a gosto (o suficiente para que a água fique salgada). Cozinhe por cerca de 2 minutos ou até que o brócolis esteja al dente. Escorra o legume e passe-o sob água corrente fria para interromper o cozimento (isso evita que o brócoli continue cozinhando e fique muito mole).

Coloque os ovos em uma leiteira e cubra com água 2 dedos acima deles. Leve ao fogo e quando ferver, conte 10 minutos. Retire do fogo e descasque quando esfriar (se quiser, coloque os ovos com casca em uma tigela com gelo para agilizar o processo).

Coloque todos os ingredientes em uma travessa, incluindo a cebola roxa, despeje azeite sobre tudo e cubra com papel alumínio. Caso queira, decore com folhas de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por 20 minutos ou até esquentar.

bacalhau-no-forno

Fotos – bacalhau no forno: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs



Voltar
Letícia