Ah, o Algarve…

24 jul 2013

algarve

Como se não bastasse o Algarve ser lindo e ter uma das praias mais maravilhosas-de-tirar-o-fôlego que já fui, é lá que fica o melhor restaurante da nossa viagem.

mapa algarve

O Algarve compreende todo o litoral sul de Portugal e tem aproximadamente 170 km de extensão.

Ficamos num hotel na micro-região de Olhão, próxima a Faro, e foi a gerente dele que nos indicou a Casa do Polvo.

casa do polvo algarve portugal

É um restaurante simples, de frente para o mar, especializado em polvo, mas com um camarão perfeito e pertence a uma alemã há 23 anos. Fica em Távira, no lado leste do Algarve, perto da Praia do Barril e na micro-região de Faro.

roteiro gastronomico em portugal

Repetindo, foi o melhor restaurante da nossa viagem. E de bônus, um dos mais baratos. Voilà:

Nossas entradas:

Salada de polvo com vinagrete. Simples e muito bom. € 7,50.

algarve portugal

Salada montanheira, que é só um vinagrete com ervas secas. € 2,50.

Meu polvo, macio, no ponto perfeito, dourado por fora, com acompanhamentos que pareciam ter sido colhidos na horta poucos minutos antes. Um molho delicioso e simples à base de azeite, alho e ervas. Uma perfeição. € 12,50.

onde comer bem e barato no algarve

Os camarões grandes de Moçambique do Gui: de muito longe o melhor que já provamos até hoje. Esse molho à base de azeite, alho e ervas era qualquer coisa de cinema. Pense num prato bom. Agora multiplique o sabor. € 16,00.

melhores restaurantes de portugal

Arroz de polvo do meu pai. Delicioso. € 12,00.

melhores restaurantes em portugal

Polvo com legumes da minha mãe. Polvo grelhado à perfeição com legumes frescos e molho delicioso como o dos outros pratos. € 11,50.

onde comer bem e barato em portugal

Gui pediu uma mousse de chocolate maravilhosa, bem alemã, ou seja, com a concentração bem alta de cacau e aquela consistência perfeita. Ops, esqueci da foto.

Convenci toda a família e voltamos lá para o jantar, mas adivinha, estava lotado e tendo uma noite especial com show de fado. Por isso, recomendo reservar pelo telefone +351 281 328 527. A Casa do Polvo fica na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, 8, Távira. Fecha nas terças e funciona de 12h às 23h.

Só para fechar o assunto Restaurantes, os únicos do país com 2 estrelas Michelin ficam no Algarve. São eles: Villa Joya em Albufeira e o The Ocean em Armação de Pêra. Já os com 1 estrela são: São Gabriel em Almancil, Willie’s em Quarteira e Henrique Leis em Almancil.

Saímos de lá felizes da vida e fomos para a praia do Barril, que é uma praia escondida, quase particular. Mesmo sendo tão “intocada”, tem esse bar da segunda foto e cadeiras e guarda-sol para alugar e ficar na areia.

algarve portugal
Untitled

Muitas praias no Algarve são afastadas da costa. O mar começa bem antes e no caso da Praia do Barril, andamos por um caminho de areia por uns dez minutos até chegarmos lá. Tem um trenzinho que faz o percurso de vinte em vinte minutos.

No dia seguinte fomos em direção ao oeste do Algarve, tendo sido a nossa primeira parada a Quinta do Lago, que é uma dos lugarejos chiques do Algarve, com mansões, hotéis, campos de golfe e tudo mais que quando eu crescer, vou adorar. A praia da Quinta do Lago é mais reservada e coitadinha, perto das outras, não tem nada de especial. Mas com certeza há praias especiais que não exploramos naquela micro-região.

quinta dos lagos portugal

De lá seguimos para a Praia da Rocha, que fica numa cidade com a cara de cidade de praia no Brasil onde a avenida beira-mar tem prédios com arquitetura de gosto duvidoso. Mas a praia é escandalosamente linda.

praia da rocha portugalpraia da rocha portugal

praia da rocha portugal

Chegamos então à Praia do Camilo, onde, minha gente, entrei no meu “estado de graça” que vocês já me ouviram descrever aqui, mas na sua enésima potência. Guardo até hoje a mágica sensação do mergulho naquele mar geladíssimo.

praia do camilo portugal algarvepraia do camilo portugal

praia do camilo portugal

Você desce essa escadaria mostrada na foto para chegar até lá. Afinal, a gente tem que fazer um esforçozinho para chegar no paraíso, né?

E nem preciso dizer que bar ou restaurante, só lá em cima.

Da próxima vez que formos para lá, pretendemos ficar na Quinta do Lago, nos arredores de Albufeira ou ainda mais perto da Praia do Camilo (ou em algum outros lugar se recebermos uma dica quente). Dessa vez ficamos na região de Faro no Vila Monte, um hotel & spa lindo, zen e com um custo x benefício daqueles. Diária na faixa de € 90.

hotel no algarve

Algarve, nos aguarde pois voltaremos para as suas praias, para a Casa do Polvo e para explorar outros dos seus restaurantes.

Fotos e mapa: Cozinha vibrante

1. Amélia Machado Bittencourt disse:

Jussara, acho que esse frutos do mar da foto… Hammmmm, vc come sim… E simplesmente maravilhoso.bjs

2. Amélia Machado Bittencourt disse:

Lê, assim vc me mata…da uma vontade louca de fazer tudo novamente… Passeio maravilhoso.. Obrigada mais uma vez pelas escolhas. Bjs

3. Oi Jussara,
    Sobreveviria sim, os restaurantes de lá sempre têm uma ou mais opções de porco e/ou carne vermelha. Sabe o Tasquinha do Oliveira, aquele que fomos em Évora? Lá nós jantamos porco (com vôngole, mas dava para separar facilmente) e foi o melhor porco que já comi até hoje. A verdade é que os danados dos portugueses cozinham muito bem.
    E olha, não repare a minha mãe, por favor. Ela é muito brincalhona e implicante. Vou puxar a orelha dela.