A menos calórica e mais gostosa torrada francesa


A menos calórica e mais gostosa torrada francesa

Também conhecida como French toast e pain perdu, a torrada francesa é uma deliciosa receita para servir naquele café da manhã longo e caprichado do domingo. Para mim ela traz lembranças boas, já que aprendi a fazê-la com a minha querida “mãe” americana na época que fiz colegial nos Estados Unidos.

Aliás, foi lá que comecei a gostar de cozinhar. Fazia jantares, muffins e cookies de chocolate, que acabaram se tornando uma das minhas especialidades. Qualquer dia desses, passo a receita desses famosos cookies para vocês.

De todas as receitas que já fiz de French toast, achei que esta é a que tem o melhor custo x benefício calórico. Tem várias receitas que levam creme de leite, leite condensado, ou muito mais açúcar e manteiga. Essa é a menos calórica de todas, mas ainda assim, fica deliciosa.

Receita de French toast, torrada francesa ou pain perdu

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
4 fatias de brioche ou o pão de sua preferência (pão de batata, de forma etc)
2 ovos
1 xícara ou 250 ml de leite de vaca, amêndoas, aveia, arroz ou castanha
1 colher de sopa de açúcar refinado
algumas gotas de essência de baunilha
1 pitada de canela
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de manteiga

Com 1 colher de sopa ela fica bem sem doce, então se você gosta de doces mais doces, dobre a quantidade de açúcar.

De preferência, use um pão “adormecido”. Com exceção da manteiga, misture bem todos os ingredientes com um batedor de arame ou um garfo. Mergulhe as fatias de brioche nessa mistura por alguns segundos.

Aqueça uma frigideira, acrescente a manteiga e em seguida, as fatias de pão. Use fogo médio e frite os dois lados de cada fatia até ficarem dourados.

Sirva imediatamente com manteiga, mel e/ou frutas. No dia da foto deste post, fiz com as seguintes frutas:

Acompanhamento:
2 maçãs
opcional para caramelizar levemente as maçãs: 1 colher de sobremesa de açúcar refinado ou mascavo + 1 colher de sobremesa de manteiga
1 banana
6 morangos
1 laranja grande ou 2 pequenas

Corte a maçã em fatias e coloque-as em uma frigideira juntamente com a manteiga e o açúcar, leva aproximadamente 15 minutos, vire as fatias no meio do cozimento. Alternativamente, asse-as em forno pré-aquecido a 190° por aproximadamente 20 minutos ou até que elas estejam douradas. Normalmente eu caramelizo as maçãs para servir com a torrada francesa, como fiz no dia que bati esta foto, pois ela adoça o prato e traz um pouco de crocância.

Corte e acrescente as outras frutas e aproveite o seu café da manhã especial!

Foto: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia