3 receitas de purês diferentes para sair da mesmice


3 receitas de purês diferentes para sair da mesmice

3 receitas de purês diferentes para sair da mesmice é um salva vidas da dona de casa, rs. Purê é tão prático de fazer, gostoso e nutritivo que não deveria ficar esquecido, né? Às vezes a correria do dia a dia nos atropela e a gente acaba não tendo idéias para variar do corriqueiro purê de batatas. E o bom do purê é que se a gente maneirar na quantidade de manteiga, tem uma opção saudável e leve para as nossas refeições.

Os purês de hoje são de cenoura com mostarda, de mandioca (ou aipim) e de mandioquinha (ou batata baroa). Na foto acima eles aparecem nesta ordem no sentido horário.

As receitas levam leite, mas a notícia boa para os alérgicos é que dá para substituir o leite de vaca por leite de amêndoas ou de arroz e a manteiga por becel azul ou azeite de oliva. 

Purê de mandioca ou aipim com creme de alho assado por cima

Se eu tivesse que escolher só um purê, com certeza seria de mandioca – como eu adoro esse danado! Tenho uma queda forte por comida nordestina e esse purezinho vai bem com tudo: peixe, frango, carne vermelha. Com carne de sol então, nem comento…

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento da mandioca e do alho: 1h

Ingredientes:
6 mandiocas descascadas
3 colheres de sopa de manteiga
leite até obter consistência desejada (cerca de 3/4 xícara)
sal e pimenta do reino a gosto

Corte as mandiocas em fatias grandes (corte em 3 partes e cada parte em 4). Coloque-a em uma panela de pressão com água passando 1 cm de sua altura e tampe. Cozinhe em fogo alto; ela estará pronta depois de 50 minutos do início da pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão escapar e descarte a água usando um escorredor de verduras.

Bata os pedaços de mandioca no processador junto com sal, leite e manteiga até obter a consistência desejada.

Se você quiser exercer seu perfeccionismo, passe o purê em uma peneira de malha grossa para que ele fique com a consistência aveludada, igual purê de restaurante.

Para o creme de alho assado por cima:
1 cabeça de alho

Embrulhe a cabeça de alho em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 175° por 1h. Depois é só espremer os dentes de alho que as cascas sairão e dentro terá um creminho delicioso. O alho cozido dessa forma perde toda a sua acidez e fica quase doce, uma coisa maravilhosa e delicada, de outro mundo!


 

Purê de cenoura com conhaque e mostarda, levemente apimentado

Purê de cenoura pode parecer algo sem graça e que não dá vontade de comer, mas essa receita meio exótica com conhaque e mostarda Dijon fica diferente e saborosa. O purê fica lisinho sem precisar coar!

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos

Ingredientes:
6 cenouras grandes
2 + 2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cognac ou rum
1 colher de sopa de uvas passas
1/2 pimenta dedo de moça picadinha, sem sementes
1 colher de chá de mostarda (Dijon cai bem)
sal a gosto

Descasque, lave e corte as cenouras em fatias grandes (corte a cenoura em 3 partes e cada parte em 4). Coloque-a em uma panela de pressão com 2 colheres de sopa de manteiga, o azeite, cognac e uvas passas. Refogue em fogo alto por 2 minutos, adicione água até a altura das cenouras e tampe. Ela estará cozida depois de 20 minutos do início da pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão escapar e descarte a água usando um escorredor de verduras.

Bata os pedaços de cenoura e uvas passas no processador junto com o restante de manteiga, pimenta dedo de moça, mostarda e sal a gosto.

Aos perfeccionistas, passe o purê em uma peneira de malha fina para que ele fique com a consistência aveludada, igual purê de restaurante.


 

Purê de mandioquinha ou batata baroa

Um clássico muitas vezes caro em tantos restaurantes em São Paulo, por que não aprender a fazer o purê de mandioquinha em casa? Além de fácil e rápido, você vai adorar fazer um purê mais gostoso que o de muitos restaurantes por aí, rs.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos

Ingredientes:
6 mandioquinhas ou batatas baroa médias
1 colher de sopa + 3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
o leite aqui não é super necessário, use caso queira até obter consistência desejada (até cerca de 1/2 xícara)
sal, pimenta do reino e páprica a gosto

Descasque, lave e corte as mandioquinhas em rodelas grandes (1 dedo de largura). Coloque-a em uma panela de pressão com 1 colher de sopa de manteiga e o azeite. Refogue em fogo alto por 2 minutos, adicione água até a altura das mandioquinhas e tampe. Ela estará cozida depois de 15 minutos do início da pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão escapar e descarte a água usando um escorredor de verduras.

Bata os pedaços de mandioquinha no processador junto com manteiga, leite e sal. Coloque o leite aos poucos até atingir a consistência desejada.

Aos perfeccionistas, passe o purê em uma peneira de malha fina para que ele fique com a consistência aveludada, igual purê de restaurante.

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia