13 dicas para fazer uma festa piquenique, com receitas


13 dicas para fazer uma festa piquenique, com receitas

13 dicas para fazer uma festa piquenique fácil, barata e saudável. Muitos de vocês sabem que recentemente postei quatro receitas para piquenique: rolinho de abobrinha, bolo de cococuscuz marroquino e pipoca doce.

Só que senti falta de passar as dicas para fazer uma festa com tema picnic, voltada ou não para crianças, pois as comidas são versáteis e caem no gosto dos adultos e da criançada. 

Depois que eu percebi que essa festa piquenique poderia ser para crianças francesas, pois inclui uma bela tábua de queijos, rsrs. Mas não tem problema, os gourmandzinhos e os adultos vão adorar essa opção.

Agora as 13 dicas para fazer uma festa piquenique:

Toalha de piquenique: não compramos a toalha, mas apenas o tecido e não tivemos nem tempo de fazer a bainha. Super prático e ninguém percebeu. Agora já fizemos a bainha, rsrs.

Pratos e canecas: usamos tudo de ágata (esmaltado), material ideal pois é leve e super combina como o tema picnic.

festa piqueniquecomidas-para-piquenique

Guardanapos: usamos de papel e de tecido. Carimbamos eles com carimbos fofos comprados em papelaria. É um detalhe fácil de fazer e que super ajuda a imprimir o tema festa no seu piquenique.

Talheres: optamos por usar talheres de inox, mas para uma festa piquenique, os de plástico são muito mais práticos. O charme aqui é colocar os talheres em uma caneca coberta com os guardanapos carimbados ou um paninho com estampa fofa.

Flores: a festa já é no parque, realmente não há necessidade de flor. Mas e quando as anfitriãs são loucas por flores, rsrsrs? Vale uma bolsa de palha (de praia mesmo!) com flores dentro e um cachepot com suculentas, coberto com juta e amarrado com um barbante.

festa piqueniquefesta piquenique

Utensílios: queríamos um picnic com um toque rústico, por isso decidimos usar alguns utensílios em madeira, uma opção mais pesada que a ágata. Por isso, usamos tábuas e bowls desse material, e neles colocamos bolo de coco, pães, frutas e queijos.

Cuscuz marroquino: servimos os cuscuz em vidrinhos com fechamento hermético, mas quem quiser uma opção mais leve pode usar copos descartáveis. Daí só vai precisar lacrar todos com filme plástico para evitar que caiam folhinhas ou moscas enquanto espera servir. Uma opção também é cobrir toda a bandeja de cuscuz com um pano de prato ou toalha bonitinha.

festa piquenique

Rolinhos de abobrinha: levamos os rolinhos prontos já com os palitos para que ficassem mais práticos de servir.

festa piqueniquefesta piquenique

Frutas: servimos uvas diretamente nas canecas e deixamos frutas em um bowl no centro da toalha.

Bebida: decidimos colocar o suco em garrafinhas de vidro com bico estreito para evitar que caíssem folhinhas ou moscas. Há também outras opções: copo descartável ou sucos individuais de caixinha ou latinhas.

Decoração da bebida: fizemos um laço de barbante com um raminho de alecrim no topo das garrafinhas. Além disso, que tal usar um canudo colorido para colorir a festa?

festa-picnicfesta-picnic

Bolo de coco: levamos o bolo de coco gelado em pedaços, embrulhados no papel alumínio para não fazer bagunça na hora de partir e servir.

festa piqueniquefesta-picnic

Pipoca doce: servimos a pipoca doce em mini panelinhas de louças. As opções mais práticas e leves são panelinhas de metal ou de ágata,  saco de papel ou plástico. Vale fazer um laço na panelinha ou no saco com tecido, barbante ou fita para ficar charmoso.

festa piquenique

Esta não foi uma festa piquenique com tema aniversário ou super completa, mas é um bom começo para um picnic especial, não acham?

Os potinhos de vidro do cuscuz e as peças de ágata desta festa piquenique são da Il Casalingo, loja on-line de produtos de mesa e cozinha, normalmente de tecido, madeira, cerâmica e vidro. Eles têm cada coisa mais linda que a outra!

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são sócias no Estúdio Isa e Letícia, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados, editoras etc. Se quiser nos contratar, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

 



Voltar
Letícia

  • Lavínia Guedes

    Seu blog é incrível! Muito bem feito